top of page

4º Congresso Nacional do MLB será em São Bernardo do Campo, de 22 a 24 de agosto

A necessidade de uma política urbana que promova o direito à cidade e combata a especulação imobiliária e as injustiças sociais. Esta será a pauta principal do 4º Congresso Nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.


Com o lema ‘‘Morar dignamente é um direito humano!’’, o congresso será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, na UFAB, em São Bernardo do Campo (SP).


‘‘Esperamos reunir cerca de 500 pessoas, vindas de todas as regiões do país. Será um momento para avaliar o trabalho que vem sendo feito pelo MLB e comemorar os 15 anos de luta do movimento’’, afirma Wellington Bernarndo, coordenador nacional do MLB.


O 4º Congresso Nacional do MLB acontece num momento de desenvolvimento da crise econômica do capitalismo também em nosso país, fato que se faz sentir muito fortemente na vida das pessoas que moram nas cidades brasileiras.


De fato, milhões de pessoas no Brasil vivem em favelas, cortiços, ocupações e outros tipos de loteamentos ilegais. Hoje, cerca de 30 milhões de brasileiros não têm casa para morar, apesar de nosso país ser um dos mais ricos do mundo.


Enquanto uma minoria de famílias ricas mora em condomínios e prédios de luxo, com heliportos, segurança privada, saneamento, coleta de lixo e total infraestrutura, os moradores dos bairros pobres sofrem com um péssimo transporte público, falta de médicos e moradia, violência, aluguéis caros e com o completo abandono das prefeituras.


Infelizmente, o que percebemos é que esse quadro tende a se agravar, já que a política do governo é voltada para o pagamento da dívida pública e atender aos interesses de grandes grupos econômicos ligados à construção civil, em vez de moradias populares para os trabalhadores.


Devemos fazer do 4º Congresso Nacional do MLB um momento para fortalecer a organização do movimento e espalhar a luta pelo direito à cidade para todos os cantos do país.


Vamos todos comemorar juntos os 15 anos de luta do MLB!


Nos vemos em São Bernardo!

Últimas notícias
Arquivos
bottom of page