Manifesto "Deixem as favelas em paz!"
Nem tráfico, nem milícia! Nem abutres, nem polícia! Não dá mais! O povo da favela e do asfalto não aguenta mais guerra! A cada dia são mais e mais incursões matando civis e policiais! Tudo isso em nome de um governo corrupto e cúmplice do tráfico de armas e dos desvios de verbas da saúde e da educação! Trocaram a cúpula da polícia por envolvimento com achaques e esquemas e nada foi feito com quem dá a ordem. Nos últimos anos as milícias só cresceram! Os vendedores de drogas continuam comprando armas da polícia e o governo permanece impune? Chega! Não aguentamos mais!
Não queremos mais lágrimas! Queremos mudança e é agora! Todos tem responsabilidade! Outra política de segurança tem que começar AGORA! As Unidades de Polícia Pacificadora são uma farsa e por trás delas se esconde uma lógica perversa e racista de controle social. Blindado pelo discurso de ódio proferido pelas autoridades sociais contra os ladrões de galinha os policiais tem permissão para matar. E são todos pobres. Todos pretos ou quase pretos. O traficante que morre é o do varejo, a ponta mais fraca e pobre do esquema. O que foi feito em relação ao helicóptero com 450KG de cocaína que tinha envolvimento de alguns parlamentares? Cadê o MP? Cadê a Polícia Federal e o MPF investigando a corrupção nas polícias e o desvio de armamentos e munições?! Que Judiciário é esse que se cala diante de tantas operações policiais totalmente ilegais e assassinas? Não queremos treta com soldadinho ou sargento, queremos mudança nas cabeças, no comando!
Deixem as favelas em paz! Ouçam a voz dos moradores! Não somos gado pra ir pro abate na hora que vocês bem entendem! Arrastaram a Cláudia na Congonha, assassinaram DG no Pavão-Pavãozinho, sumiram com Amarildo na Rocinha, passaram o rodo no Alan da Palmeirinha, fuzilaram 4 no Alemão, mataram o Eduardo com caderno na mão! Torturam e matam os polícia no centro de treinamento, mandam os aspira pra favela assim que saem do curso, com carga horária absurda, à mercê dos esquemas e de comandantes corruptos e salários ridículos. Policial não tem que ser assassino! Ordem ilegal não pode ser cumprida! Transformaram a UPP em palanque eleitoral e colocaram para baixo do tapete a fonte do problema que é o tráfico de armas e munições! Esse Beltrame não pode continuar no comando! Pezão precisa ser investigado! Os coletivos que assinam essa carta exigem:
1. Renúncia imediata do Secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame! Por um comandante comprometido com a segurança cidadã!
2. Convocação extraordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública e que se inicie um processo de conferência de segurança envolvendo as comunidades e moradores, entidades de direitos humanos, MP, Judiciário, Governo Federal e comandos das polícias! Por um plano de segurança cidadã! Chega de mortes! Chega de guerra!
3. Fim dos esculachos em cima de trabalhadoras e trabalhadores!
4. Fim do uso de uniformes sem identificação!
5. Fora o Exército da Maré e fim das UPPs!
6. Parem a guerra aos pobres travestida de guerra às drogas!
7. Desmilitarização da PM e fim do crime de desacato.
8. Investimento social pras comunidades com participação popular na definição das prioridades! Educação, Saúde e Saneamento sim! Teleférico pra Supervia ganhar dinheiro, NÃO!
PELA DESMILITARIZAÇÃO DO ESTADO! PELA DESMILITARIZAÇÃO DA VIDA! QUE CADA MORTE SEJA RESPONSABILIDADE DIRETA DO GOVERNADOR!
Assinam esse manifesto (ordem alfabética):
1. ADUNIRIO Seção Sindical do Andes – Associação dos Docentes da UNIRIO
2. Assembleia Popular no Largo do Machado
3. ASUNIRIO - Associação dos Trabalhadores em Educação da UNIRIO
4. Casa da América Latina
5. CMP - Central de Movimentos Populares
6. Coletivo Abolir
7. Coletivo Alicerce Educação/RJ
8. Coletivo Ana Montenegro
9. Coletivo BASE (FASUBRA)
10. Coletivo Jandira
11. Coletivo Minervino de Oliveira
12. COLIG - Coletivo da Ilha do Governador
13. CRS - Coletivo Resistência Socialista
14. CST - Corrente Socialista dos Trabalhadores – CST
15. Ecossol - Coletivo Ecossocialista Libertário
16. FASE - Solidariedade e Educação
17. Golfe Pra Quem?
18. Instituto Búzios
19. Juventude Vamos à Luta!
20. LSR - Liberdade, Socialismo e Revolução/Psol
21. Luta Educadora
22. Mandato Deputado Estadual Flávio Serafini (PSOL - RJ)
23. Mandato Vereador Babá (PSOL- RJ
24. MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas
25. MOVIMENTO ABI AUTÊNTICA - BARBOSA LIMA SOBRINHO
26. Movimento de Mulheres Olga Benário
27. Núcleo Resistência Socialista da Ilha
28. Ocupa Golfe
29. Ocupa Marina da Glória
30. PCB - Partido Comunista Brasileiro
31. PCR - Partido Comunista Revolucionário
32. Porque eu quis
33. Programa de Ataque aos Corruptos
34. Psol Núcleo Leopoldina
35. Sintuff - Sindicato dos trabalhadores em educação da UFF
36. SINTUR RJ – Sindicato dos Trabalhadores em Educação – UFRRJ
37. Sinturj Vermelho – Oposição Sindical
38. UJR - União da Juventude Rebelião
39. União da Juventude Comunista (UJC)
40. Unidade Classista
41. Unidos pra lutar
42. UNIRIO em luta
43. UP - Unidade Popular pelo Socialismo