top of page

MLB promove 2º Encontro Nacional pelo Direito à Cidade



O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) promoverá, em novembro, o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Cidade. O encontro será dividido em duas etapas: norte/nordeste, dias 7 e 8 de novembro, em Natal (RN), e sul/sudeste, dias 21 e 22, em São Paulo.


Segundo Wellington Bernardo, coordenador nacional do MLB, os encontros reunirão as principais lideranças comunitárias dos bairros e ocupações onde o movimento atua para debater a atual situação das cidades brasileiras e os desafios da luta pela reforma urbana. “Nós acreditamos que o direito à cidade e à moradia digna só será conquistado com muita luta e mobilização popular. Para isso, é preciso debater com cada companheiro e companheira que tipo de reforma urbana queremos e quais são os inimigos a serem enfrentados nesse processo”, disse.


Além disso, o encontro também discutirá as recentes medidas econômicas tomadas pelo governo e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura urbana e moradia popular. “Hoje, o déficit habitacional brasileiro ultrapassa as 6 milhões de unidades. Se somarmos a isso os moradores de cortiços, loteamentos ilegais, ocupações e os moradores de rua, o total chega a 36,6% da população. O Brasil precisa urgentemente de uma profunda reforma urbana”, afirma Wellington.


Nesse sentido, um dos principais objetivos do encontro será planejar uma grande jornada nacional de luta em defesa da moradia, com ocupações e manifestações de norte a sul do país. “Os direitos à moradia, ao transporte público, barato e de qualidade, à educação, à saúde, à cultura, ao saneamento, a um meio ambiente preservado, ao esporte e lazer da população não podem ser comprometidos em nome de uma cidade elitista e antidemocrática. Precisamos mudar o sistema para mudar as cidades”, concluiu Wellington.

Últimas notícias
Arquivos
bottom of page